terça-feira, 18 de março de 2014

Hambúrgueres caseiros


Cá em casa somos bastantes apreciadores de hambúrgueres e os caseiros são bastantes bons. Aconselho a experimentarem e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são super fáceis de fazer (então se tiver um molde melhor ainda). E têm a vantagem de poderem ser congelados e, em qualquer altura, estão prontos para serem fritos.

Ingredientes:
- 1 kg de carne
- metade de um chouriço
- meia cebola
- 3 dentes de alho picados
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de pão ralado
- pimenta q.b.
- salsa q.b.

Preparação:
Pique a carne e o chouriço na picadora, fazendo pequenas paragens para não sobreaquecer a picadora. De seguida, pique também a cebola e a salsa. Adicione tudo numa tigela e misture bem. Normalmente, não adicionamos sal porque o chouriço já vem bem temperado. Acrescente os dentes de alho. Parta o ovo à parte (até para verificar se está bom) e depois verta-o sobre os restantes ingredientes. Tempere com pimenta a gosto. O segredo é misturar bem todos os ingredientes, de preferência com as mãos para obter uma massa mais homogênea.

Nós cá em casa temos um molde para fazer os hambúrgueres, é super prático e num instante temos os hambúrgueres modelados. A quantidade de carne a colocar no molde depende do seu gosto pessoal e da grossura/altura que quer dar aos seus hambúrgueres (cá em casa não os fazemos muito grossos). Modele a massa toda, coloque-os num prato grande e, de preferência, leve-os cerca de 30 a 45 minutos ao frigorífico antes de fritar. Este processo vai ajudá-la na hora de fritar pois a carne está mais firme e incorporada. Depois é só fritar numa frigideira de fundo antiaderente, deixando alourar de ambos os lados (use um pouco de azeite ou óleo consoante a sua preferência).
Muitas vezes moldamos os hambúrgueres ao final do dia, deixamo-los durante a noite no frigorífico, e de manhã fritam-se num instante para levar para o almoço. Sim porque cá em casa também somos adeptos da famosa marmita. Além de ser mais saudável, poupa-se uns trocos e nos dias de hoje no poupar é que está o ganho.

Esta receita também é ótima para congelar (deve congela-los cru e só fritar na altura).

Avaliação dos Pataniscas: 4,5
Avaliação de 1 a 5

1 comentário: