segunda-feira, 31 de março de 2014

Ervas Aromáticas na Horta

Uma horta biológica é o sonho de cada vez mais portugueses, que se rendem a esta agricultura que privilegia o sabor e os métodos naturais.

Para repelir insetos indesejáveis, as chamadas pragas, e atrair insetos úteis, como a abelha e a joaninha, devem ser plantadas determinadas ervas aromáticas nas nossas hortas. Esta prática, aliada a outros princípios da agricultura biológica, substitui a utilização de pesticidas e produtos químicos nocivos para a saúde e o meio ambiente.

A chaga ou capuchinha funciona como uma armadilha pois atrai para si os afídeos, vulgarmente conhecidos como pulgões ou piolhos-das-plantas. A chaga é um bom indicador da existência de pragas e, deste modo, sabemos que devemos proteger a nossa horta. O cravo túnico afasta nematodes e a mosca-branca com a intensidade do seu cheiro. Os tomateiros adoram ter esta planta por perto, assim como o manjericão que ajuda ao sabor do tomate. O tomilho afasta a mosca da couve. Uma boa solução passa por colocar vasos de tomilho entre as couves.

A calêndula e a hortelã-pimenta atraem as joaninhas, as protagonistas da agricultura biológica porque se alimentam de uma grande quantidade de pragas. Contudo, e porque são muito sensíveis aos pesticidas usados na agricultura tradicional, nos últimos anos, têm-se visto cada vez menos exemplares destes predadores. O cultivo de pequenas sebes de alecrim, alfazema, tomilho, além de protegerem as hortas da erosão provocada pelo vento, “chamam” as abelhas, os insetos responsáveis pela polinização.

Sem comentários:

Enviar um comentário