sexta-feira, 14 de março de 2014

Horta Biológica: o que é a agricultura biológica?

                                               Imagem: Dina Silva, http://www.reinodorecreio.com

Hoje damos início a um novo “espaço” no nosso blog: Horta Biológica. Espero que gostem tanto de lê-lo como nós gostamos de escrevê-lo.

Muito se tem falado de agricultura biológica. Mas afinal o que é a agricultura biológica? Em primeiro lugar não usa pesticidas nem adubos químicos, o que é ótimo para a nossa saúde e para o meio ambiente pois não contamina os solos e as águas dos reservatórios subterrâneos.  Mas então… como se evitam as pragas? Como se adubam os solos? Existem à venda produtos biológicos para esse efeito. Além disso, existem plantas aromáticas que afastam pragas como o piolho (mas nisso falaremos noutro dia). Pode recorrer-se à compostagem para produzir húmus, uma espécie de adubo natural, que enriquece o solo. Há consociações, cultivar duas ou mais culturas na mesma zona, que trazem bastantes benefícios para as plantas. Por exemplo, plantar batatas e feijão em filas alternadas protege a batata do escaravelho.

A agricultura biológica recorre à policultura, ou seja, numa mesma horta são plantadas várias culturas em consociação. Esta consociação traz benefícios para as plantas como já referimos e para os solos e isto no seu conjunto leva a um aumento da produtividade. Por exemplo, temos culturas alternadas de alface e cebola. Neste caso, se uma praga atacar uma fila de alfaces dificilmente vai-se propagar para as restantes filas de alface pois vai encontrar no caminho a “barreira” das cebolas. As diferentes culturas precisam de diferentes nutrientes que vão buscar ao solo a diferentes níveis de profundidade, o que vai contribuir para o crescimento saudável das diferentes culturas. No mesmo canteiro são plantadas: várias plantas, ervas aromáticas (para afastar pragas) e até sebes como a madressilva, o loureiro, o funcho que vão proteger a horta e as plantas mais sensíveis da exposição dos ventos e do sol.

A rotatividade das culturas também é muito importante nesta agricultura. Por exemplo, este ano tem o canteiro x e o canteiro y. Para o próximo ano, as culturas do canteiro y planta no x e as culturas do canteiro x planta no y. Convém não repetir as culturas no mesmo canteiro.


Para saber se um produto é de origem biológica tem de encontrar este símbolo:


Sem comentários:

Enviar um comentário