sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ervas aromáticas na horta – O alecrim


O alecrim é uma planta aromática que deve fazer parte de uma horta, dado os benefícios que traz para outras plantas da horta e também pelos seus benefícios aromáticos e medicinais.

O alecrim é uma planta perene e lenhosa, tem um cheiro forte e bastante agradável. Esta erva aromática gosta muito de luz solar e de terrenos secos. É uma planta de fácil cultivo, uma vez que não necessita de grandes cuidados. Por isso, não necessita de ser um agricultor com muita experiência para cultivar alecrim.

O alecrim é uma planta muito resistente e de fácil adaptação, dando-se em todo o tipo de terra, mesmo em terrenos de solos pobres e secos. Ele não gosta de muitas regas e inclusive gosta de passar sede. Tenha em atenção esta dica, uma vez que o alecrim não gosta de estar encharcado e esta planta aromática não se desenvolve convenientemente se tiver muita humidade.

Se pretender cultivar alecrim pode fazê-lo a partir de sementes ou ir a uma loja de produtos agrícolas e comprar uma planta e transplantá-la para a sua horta. Outra opção, talvez a melhor, é pedir a um vizinho para retirar um ramo e reproduzi-lo por estaca, dado que o alecrim pega por estaquia. O outono, tal como para outras plantas, é a melhor época para fazer a estaquia do alecrim. Coloque os ramos em vasos guardados em local iluminado mas sem ser à luz direta do sol e deixe ganhar raízes sem esquecer das regas necessárias (deve manter o solo húmido até ficar enraizado). Quando estiver suficientemente enraizado pode transplantá-lo para a sua horta.

O alecrim é um bom aliado da sua horta. Esta planta quando está em floração atrai as abelhas, grandes aliadas na polinização das suas plantas. Para além disso, o alecrim funciona como insecticida natural da sua horta, dado que ele protege as outras plantas de certas pragas. Por exemplo, se plantar o alecrim junto de repolhos ou couves, ele afasta a borboleta, evitando que ela coloque os seus ovos, que geram as lagartas, nas culturas.


Na cozinha esta erva aromática é bastante apreciada e fica bem em pratos de carne, ótimo para temperar as carnes que pretende assar ou grelhar. Se for um apreciador de coelho pode adicionar a pratos de coelho manso, conferindo-lhe o sabor a coelho bravo. Também fica excelente em saladas e queijos.

O alecrim é uma planta com muitas propriedades medicinais. Esta planta aromática é antisséptica, anti-espasmódica, vasodilatadora, purificadora, estimulante digestivo e estomacal e estimulante capilar. As folhas e flores do alecrim são usadas em chás, infusões, decoções, macerados, óleos essenciais, tinturas para combater problemas respiratórios, dores reumáticas nas articulações, depressão, cansaço físico e gases intestinais. O alecrim também melhora as insuficiências hepáticas e a circulação, estimula o crescimento do cabelo e ajuda na cicatrização de feridas (em banhos).

O alecrim é ainda muito usado na produção de perfumes e cosméticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário